Remédios para cólica renal: conheça 3 opções úteis

O cálculo renal é uma condição que frequentemente afeta os homens, embora possa ocorrer, em menor incidência, nas mulheres. A doença está associada ao acúmulo de cristais normalmente na região dos rins, ureter, bexiga ou uretra e pode causar crises de dor aguda, algumas vezes minimizadas por remédios para cólica renal.

Por se tratar de um problema grave —  especialmente em razão da intensidade da dor com que se manifesta —, conhecer as melhores abordagens terapêuticas, seja para minimizar ou resolver o problema, faz parte de um cuidado fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Pensando nisso, listamos as opções de tratamento mais eficazes. Boa leitura!

Quais as causas das cólicas renais?

Os episódios de cólicas renais estão diretamente associados à formação dos cálculos, popularmente chamados de “pedras nos rins”. Criados a partir do depósito de cristais e outros compostos químicos presentes na urina, as famosas pedras podem se formar em qualquer parte do sistema urinário, sendo mais comum nos rins.

Dessa forma, quando os cálculos se formam, o processo de eliminação da urina é prejudicado, podendo o paciente apresentar uma obstrução renal e dilatação das vias urinárias. Com isso, nascem as crises de cólicas renais que, em sua grande maioria, apresentam-se de forma moderada ou intensa, necessitando a hospitalização do paciente.

Quais são os sintomas mais comuns?

Os sinais clássicos de uma crise de cálculo renal são caracterizados pelas cólicas renais propriamente ditas e, ainda, a presença anormal de glóbulos vermelhos na urina, condição esta conhecida como hematúria. Por outro lado, é possível também que o paciente desenvolva alguns sintomas menos comuns, tais como:

  • dor na região abdominal;
  • náuseas ou vômito;
  • mudança no jato urinário;
  • dor na região do pênis ou testículo.

Por outro lado, é válido destacar que o cálculo renal localizado no interior do seio renal, quando apresenta um volume menor, pode não estar associado a sintomas, levando apenas a quadros de hematúria — notados somente em exames laboratoriais.

Outro ponto importante é que os quadros de dor aguda são desencadeados quando há obstrução do fluxo urinário. Neste contexto, a dor pode ser generalizada, concentrando-se na região lombar e dos flancos, além de irradiar para os testículos.

Quais remédios para cólica renal são mais comuns?

O sofrimento pelo qual o paciente é submetido em uma crise de cólica renal pode ser descrito como uma dor cuja intensidade é uma das maiores já sentidas pelo ser humano, seja porque de fato ela é extremamente aguda ou, ainda, por não haver uma posição na qual se observa uma regressão da dor.

Não havendo outra maneira de garantir alívio, o paciente é normalmente enviado para um serviço de atendimento médico, a fim de tratar a causa do problema de maneira mais intensiva. 

Porém, algumas abordagens terapêuticas (com o uso de remédios para cólica renal) para que o doente sinta-se mais confortável passa diretamente pelo uso de medicamentos com propriedade analgésica, anti-inflamatória e antiespasmódica. Saiba mais:

  1. Analgésicos: podem auxiliar com a redução da dor. Os mais comuns são a Dipirona ou o Paracetamol;
  2. Anti-inflamatórios: quando não tratado corretamente, o cálculo renal pode provocar danos ao tecido, causando uma inflamação da região acompanhado da intensificação da dor. Por isso, pode ser recomendado o uso de anti-inflamatórios como o Ibuprofeno;
  3. Antiespasmódicos: com a obstrução do fluxo de urina, é comum que os órgãos do sistema urinário provoquem espasmos musculares — que nada mais é do que contrações involuntárias. Para minimizar esse tipo de desconforto, o uso do Buscopan pode ser bastante indicado.

Como vimos, as crises de cólicas renais podem ser extremamente dolorosas. Sendo assim, quando os remédios para cólica renal não gerarem um alívio ou, mediante o sinal de agravamento do problema, é recomendável dirigir-se imediatamente para o serviço de atendimento médico de emergência.

Se gostou dessas informações, o que acha de agendar agora mesmo sua consulta? Assim, você se previne de tais problemas e ainda pode receber a orientação adequada para seguir o melhor tratamento. Agende sua avaliação com um urologista da sua confiança!

Compartilhe:

Outros Posts

Open chat
Olá, podemos te ajudar?