Feriado prolongado, dias muito quentes e muita diversão por todos os lados: parece perfeito, não é mesmo? Mas nessa época algumas doenças se tornam mais comuns, como a infecção urinária. Sendo assim, é preciso tomar alguns cuidados para ter um carnaval mais saudável, afinal a falta de hidratação, a retenção urinária e a prática sexual podem ser grandes vilãs em seus dias de folia.
Por isso, preparamos este artigo pensando em ajudá-lo a desfilar por aí esbanjando saúde neste carnaval. O texto de hoje traz um panorama sobre a infecção urinária, seus principais sintomas e tudo o que pode ser feito para combater esse incômodo durante os dias de festa. Boa leitura!
O que é a infecção urinária?
A Infecção do Trato Urinário (ITU) é, como o nome já diz, um quadro de infecção que acomete as partes do nosso sistema urinário, como rins, ureteres, uretra e bexiga. Dentre seus sintomas, os mais comuns são dor e sensação de ardência na hora de urinar, mas isso pode variar de um paciente para outro.
Ainda, a doença costuma ocorrer 50 vezes mais em mulheres do que em homens, porque a vagina e a uretra ficam mais próximas ao ânus, o que pode facilitar o surgimento das bactérias que causam a infecção. Após o quadro infeccioso ser diagnosticado, o tratamento mais comum é feito com antibióticos e analgésicos.
E o que isso tem a ver com o carnaval?
Se você está se perguntando o que isso tem a ver com um carnaval mais saudável, saiba que o surgimento da infecção urinária aumenta durante os dias mais quentes por conta da desidratação.
Ou seja, transpiramos mais durante o calor e, consequentemente, produzimos menos urina. Assim, com menos líquido para serem expelidos pelo corpo, as bactérias encontram mais facilidade na hora de atacar o organismo.
Além disso, durante o carnaval, principalmente quem vai para bloquinhos ou festas, acaba ficando mais tempo sem ir ao banheiro, por diversos motivos, e a retenção urinária também pode prejudicar sua saúde.
Outra situação que aumenta os casos de infecção urinária nessa época é o alto consumo de bebida alcoólica, que causa desidratação, assim como as relações sexuais, que podem facilitar a entrada das bactérias.
Como ter um carnaval mais saudável?
Aumentar o consumo de água e não segurar a vontade de ir ao banheiro são as dicas mais básicas para se ter um carnaval mais saudável. Entretanto, sabemos que às vezes a situação pode ser mais complicada do que parece.
Se você vai aproveitar a diversão nas festas de rua, por exemplo, nem sempre há banheiros químicos para todo mundo. Por isso, veja, a seguir, duas informações indispensáveis.
Não deixe de beber água para não ir ao banheiro
Quando você não tem um banheiro de fácil acesso, a primeira ideia pode ser deixar de beber água para não ter que urinar em local inapropriado. Por isso vale o alerta: em dias de calor forte, o consumo de líquidos é indispensável. Caso contrário, não se manter hidratado pode gerar diversos problemas de saúde e comprometer seu feriado.
Água de coco e chás também são indicados, pois ajudam a “lavar” a bexiga, atrapalhando a instalação das bactérias que causam as infecções. Já quanto aos banheiros, que nem sempre estão limpos, o mais indicado é utilizar um protetor de assento, desses vendidos em farmácia, ou urinar sem ter contato direto com o sanitário.
Relação sexual não transmite a infecção, mas facilita
Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a infecção urinária não é sexualmente transmissível, mas a prática pode facilitar a contaminação. Isso porque algumas bactérias chegam até a uretra da mulher após a penetração do pênis.
Sendo assim, é comum que as pacientes relatem que o problema começou após uma relação sexual. Os médicos recomendam urinar logo após o sexo para eliminar as possíveis bactérias que acabaram de chegar ao organismo.
Agora que você já sabe como se prevenir da infecção urinária e ter um carnaval mais saudável, está na hora de se preparar para os dias de alegria. Lembre-se de levar sempre consigo uma garrafinha com água para ficar desidratado!
Ficou com alguma dúvida? Você pode utilizar nosso sistema de agendamento online para marcar uma consulta agora mesmo com um especialista e fazer um check-up. O que acha?