Síndrome Metabólica: entenda o que é e como trata – lá

Síndrome Metabólica entenda o que é e como trata-lá

A correria dos dias atuais faz com que as pessoas tenham menos tempo para se cuidar. Isso gera cada vez mais alimentações inadequadas, sedentarismo e, consequentemente, a Síndrome Metabólica.

A Síndrome Metabólica descreve uma série de fatores que, ao se unirem em um indivíduo, aumentam suas chances de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, derrame, pressão arterial elevada entre outros.

Essa condição tem como base a resistência à ação da insulina, hormônio responsável pelo metabolismo da glicose (açúcar). Por esse motivo, também é conhecida como Síndrome de Resistência à Insulina. Isso significa que a insulina vai agir menos nos tecidos em que é necessária, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina, elevando seu valor no sangue.

Quais fatores podem ajudar no aparecimento dessa disfunção?

  • Obesidade (principalmente na região do abdômen);
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Fatores genéticos;
  • Alimentação rica em gordura;
  • Colesterol elevado;
  • Glicose elevada;
  • Pressão sanguínea alta.

Diagnóstico

Para o paciente ser diagnosticado com Síndrome Metabólica é necessário que ele apresente ao menos três dos fatores descritos acima.

A avaliação é feita através da medida da circunferência abdominal, da pressão arterial e dos níveis de açúcar (glicose) e gordura (lipídios) no sangue em jejum.

A maioria das pessoas que possuem a Síndrome consegue viver normalmente e não sentem sintomas. Entretanto, é necessário um cuidado maior, pois o indivíduo está mais suscetível a desenvolver sérias doenças cardiovasculares e diabetes.

Possui tratamento?

SIM! Geralmente, o tratamento não farmacológico é suficiente, sendo essencial que o paciente perca peso e pratique atividade física pelo menos três vezes na semana. Em outros casos, é necessária a associação de medicamentos, como sensibilizadores de insulina, anti-hipertensivo e medicamentos que reduzam os valores de colesterol no sangue.

É bom lembrar que o melhor tratamento sempre será a PREVENÇÃO!

Portanto, tenha uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras, e pratique exercícios físicos.

E, se notou alguns dos sintomas presentes nesse texto, procure o seu médico o mais rápido possível!

Compartilhe:

Outros Posts

Open chat
Olá, podemos te ajudar?