Sal em excesso faz mal aos rins?

Sal em excesso faz mal aos rins

Sal em excesso faz mal aos rins?

O consumo de sal em excesso faz mal à saúde, podendo causar problemas nos olhos, nos rins e no coração, por exemplo.

E como o sal afeta os rins?

Como sabemos, os rins são responsáveis por filtrar o sangue, retirando as substâncias que não são necessárias na corrente sanguínea.

O rim precisa fazer muito esforço para retirar todo o sal do sangue, primeiramente porque, quanto maior for a sua ingestão de sal, mais o sódio vai reter os líquidos do seu corpo. O que faz com que os rins precisem filtrar mais sangue do que o normal. Assim deixando os rins sobrecarregados e podendo causar perda de proteína na urina, nefrites, doença renal crônica entre outras doenças renais.

Além disso, os rins podem não conseguir eliminar todo o sal da corrente sanguínea, o que mantém a pressão alta. Sabemos que a pressão alta afeta todos os órgãos, consequentemente comprometendo a função renal.

E como diminuir o volume de sal no sangue?

Você precisa beber mais água. Com um bom fluxo de líquido pelo seu corpo, a concentração de sódio na sua corrente sanguínea vai diminuir e a retenção, consequentemente, também. Beba o volume de água recomendado para a sua condição renal, caso seja uma pessoa que tenha uma condição renal boa, utilize a fórmula de KG x 30-35/ml de água por dia.

E qual a quantidade indicada de ingestão de sal diária?

A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é limitar quantidade de sal usada pelo adulto em 5 gramas ao dia, ou 2 gramas de sódio. Isso representa uma colher de chá.

Quanto você tem ingerido de sal diariamente?

Preste atenção e tome cuidado pois o sal pode se tornar um inimigo da sua saúde!

 

Obrigado a todos pela atenção,

Equipe clínica medfocus

Compartilhe:

Outros Posts

Open chat
Olá, podemos te ajudar?