Cistite e Infecção Urinária: conheça as principais diferenças

Cistite e infecção urinária são doenças que afetam o sistema urinário de modo bastante recorrente. Embora apresentem sintomas muito semelhantes, não se tratam, porém, da mesma condição. Em resumo, a cistite refere-se a um tipo de inflamação que normalmente acomete a bexiga, podendo se converter em uma infecção. 

Por outro lado, a infecção urinária pode acometer todo o trato urinário. A dúvida, porém, se dá em função de ambas as condições apresentarem dor ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro, bem como a presença de sangue na urina. Sendo assim, pela semelhança dos sintomas e a proximidade dos órgãos afetados, muitas pessoas se confundem facilmente.

Para esclarecer tais dúvidas de uma vez por todas, mostraremos, neste post, as principais semelhanças e diferenças entre as duas doenças. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, qual a diferença entre Cistite e Infecção Urinária?

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, porém, a cistite pode se transformar em uma infecção de urina, especialmente se a condição for provocada por bactérias presentes no trato digestivo, como a Escherichia coli.

O que pode desencadear uma cistite?

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que a cistite nem sempre é provocada por uma infecção. Isso porque, em alguns casos, ela pode ter origem em quadros crônicos de inflamação na bexiga, em razão do uso exagerado de cafés e refrigerantes, ou, em função de doenças subjacentes, como a endometriose (se a inflamação atinge a bexiga), o diabetes, entre outros processos que favorecem o surgimento de infecções.

E quais são as causas da infecção urinária?

Ao contrário de uma cistite, a infecção urinária se dá em razão da falta de cuidados com a região íntima. Em grande parte, esta condição está também associada ao consumo insuficiente de água ou em função de o paciente prender a urina por muito tempo.

Além disso, são causas comuns para a infecção do trato urinário:

  • A contaminação por bactérias;
  • irritação do canal vaginal durante a prática de relações sexuais;
  • Alteração do pH vaginal;
  • Uso excessivo de absorventes íntimos.

Sintomas, diagnóstico e tratamento

Como já vimos nas seções anteriores, os sintomas das duas doenças podem ser muito parecidos. Ambos se caracterizam, por exemplo, pelo incômodo (ardência) ao urinar, dor na região da pelve, sensação frequente de bexiga cheia, assim como a vontade de urinar e a presença de sangue na urina.

Para determinar, portanto, qual a condição se trata, é indispensável fazer um exame laboratorial de urina. Com isso, podemos identificar a origem da condição, se inflamatória, bacteriana ou fúngica.

Logo após determinar sua causa, o próximo passo é estabelecer o tratamento apropriado para o problema. Geralmente a cistite e infecção urinária pode ser tratada com o uso de medicamentos de propriedade anti-inflamatória ou antibiótica.

Além disso, podem ser necessárias mudanças no hábito alimentar do paciente, incluindo o consumo maior de águas e líquidos, bem como a higienização mais criteriosa do local. O mais importante é saber que, caso não tratada, a infecção pode evoluir para quadros mais graves, trazendo consequências severas para o paciente. Por isso, é fundamental um diagnóstico acertado, tão breve quanto possível.

E então, leitor. O que achou do nosso conteúdo?Se gostou das dicas e informações que trouxemos neste texto — e acha que precisa de cuidados médicos urgentes — agende uma consulta agora mesmo!

Compartilhe:

Outros Posts

Open chat
Olá, podemos te ajudar?